Brothers do AZ no Telegram
Antena Parabólica Banda C
Antena Parabólica Banda C

Uma iniciativa anunciada pelo Ministério das Comunicações nesta terça-feira (19), vai facilitar o fornecimento de kits de parabólicas de Banda KU para famílias de baixa renda que utilizam antenas parabólicas Banda C. Essas casas receberão tecnologia mais moderna projetada para liberar o alcance de transmissão reservado para 5G. De acordo com o governo, um total de 10,5 milhões de domicílios receberão os kits, que serão distribuídos aos cadastrados no CadÚnico, o cadastro único do governo federal para programas sociais.

A troca será feita para evitar interferências na faixa de 3,5 GHz reservada ao 5G, que começou a operar em 27 capitais brasileiras em julho.

“Essa codificação garante melhor qualidade de imagem e som e reduz o uso das faixas de frequência do satélite”, conclui Otávio Caixeta, Diretor de Inovação, Regulação e Fiscalização do Ministério das Comunicações.

A decisão partiu de um grupo de monitoramento da implementação da solução formado por representantes da Anatel, do Ministério das Comunicações, das licitantes vencedoras, das emissoras e das operadoras de satélite, formado após o leilão do 5G.