Confirmado! Presidentes do Brasil e do Paraguai se encontrarão na Ponte da Amizade no dia 15/10 para reabrir fronteiras

 

Ponte da Amizade 1
O Palácio do Planalto confirmou que a Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, fechada desde 18/03 em decorrência da pandemia da Covid-19, será reaberta no próximo dia 15/10. No mesmo dia, serão reabertas as fronteiras entre Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero; e entre Mundo Novo (MS) e Salto del Guairá. A reabertura seguirá todos os protocolos de segurança sanitária, que estão sendo analisados detalhadamente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde.
A reabertura das fronteiras deverá ser feita durante um ato simbólico, na linha que divide os dois países, pelos Presidentes do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez. Ambos estarão acompanhados de suas comitivas, do Brasil está confirmada a vinda do ministro de Infraestrutura, Tarcisio de Freitas, e do ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque.
Por questões de segurança, a solenidade deverá ser restrita. A população poderá acompanhar o evento nas imediações (ou pela internet). Os detalhes do encontro dos dois mandatários estão sendo discutidos, por isso a agenda poderá sofrer alterações. A agenda do presidente Bolsonaro em Foz do Iguaçu inclui visita à Ponte da Integração, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, vizinha a Ciudad del Este. A ponte está com mais de 40% das obras avançadas e é financiada pela usina de Itaipu, margem brasileira.
 
A reabertura da Ponte da Amizade virou um clamor popular, os paraguaios de Ciudad del Este, Pedro Juan Caballero e Salto del Guairá saíram às ruas inúmeras vezes em manifestações para pedir que as fronteiras fossem abertas, já que a economia dessas cidades paraguaias depende fortemente da presença dos compradores brasileiros. O governo paraguaio foi finalmente convencido e, a partir daí, iniciou negociações com as autoridades brasileiras.  

Deixe um comentário