Anatel Mantém a Posição Orbital e Lançamento do Satélite Star One D2 da Claro TV

Segundo a Anatel, o satélite deverá ocupar a posição 70w e terá que ser lançado em agosto de 2021

Star One D2 Lançamento

O Conselho Diretor da Anatel aprovou em reunião nesta quinta-feira, 8, o pedido da Claro (Embratel/Star One) pela prorrogação do prazo para entrada em operação do satélite Star One D2. O argumento da operadora é que a pandemia trouxe efeitos externos que levaram à impossibilidade de lançamento do artefato, que deveria entrar em operação na posição orbital 70º Oeste já no próximo dia 31 de outubro.



 

“A pandemia foi de fato um fator excepcional e alheio à vontade da empresa”, reconheceu Moisés Moreira, que havia pedido vistas do processo, concordando  em seguida com o  parecer do conselheiro Raphael de Souza, que já tinha se manifestado pela nova prorrogação.
Sendo assim, o adiamento concedido para a Claro é para até o dia 31 de agosto de 2021. Porém, a posição da própria Claro é que o lançamento do Star One D2 ocorra já em fevereiro de 2021, conforme foi comentado pela empresa na semana passada, durante o Congresso Latino americano de Satélites 2020.
A Star One/Claro comprou o direito de explorar essa posição orbital na licitação realizada pela agência em 2011, estabelecendo o prazo de seis anos para o satélite da banda KA ser lançado. Em 2017, a agência concedeu a prorrogação de prazo porque a empresa precisou dar preferência à construção do satélite D-1 que iria substituir o C1. Em 2018, a fabricante do equipamento, a ArianeSpace alegou que iria atrasar a sua fabricação, motivando a segunda autorização de adiamento do lançamento , para outubro de 2020. A nova prorrogação, dessa vez motivada pela pandemia, foi confirmada hoje.

Deixe um comentário