Anatel Mantém a Posição Orbital e Lançamento do Satélite Star One D2 da Claro TV - BROTHERS DO AZ
Gosat Autorizada Duosat UNITV Brasil TV Mobile Rafael Assistência Técnica Chip Eprom Belo Jardim
Gosat Autorizada Duosat UNITV Brasil TV Mobile Rafael Assistência Técnica Chip Eprom Belo Jardim

Anatel Mantém a Posição Orbital e Lançamento do Satélite Star One D2 da Claro TV

Segundo a Anatel, o satélite deverá ocupar a posição 70w e terá que ser lançado em agosto de 2021

Star One D2 Lançamento


O Conselho Diretor da Anatel aprovou em reunião nesta quinta-feira, 8, o pedido da Claro (Embratel/Star One) pela prorrogação do prazo para entrada em operação do satélite Star One D2. O argumento da operadora é que a pandemia trouxe efeitos externos que levaram à impossibilidade de lançamento do artefato, que deveria entrar em operação na posição orbital 70º Oeste já no próximo dia 31 de outubro.


 
"A pandemia foi de fato um fator excepcional e alheio à vontade da empresa", reconheceu Moisés Moreira, que havia pedido vistas do processo, concordando  em seguida com o  parecer do conselheiro Raphael de Souza, que já tinha se manifestado pela nova prorrogação.

Sendo assim, o adiamento concedido para a Claro é para até o dia 31 de agosto de 2021. Porém, a posição da própria Claro é que o lançamento do Star One D2 ocorra já em fevereiro de 2021, conforme foi comentado pela empresa na semana passada, durante o Congresso Latino americano de Satélites 2020.

A Star One/Claro comprou o direito de explorar essa posição orbital na licitação realizada pela agência em 2011, estabelecendo o prazo de seis anos para o satélite da banda KA ser lançado. Em 2017, a agência concedeu a prorrogação de prazo porque a empresa precisou dar preferência à construção do satélite D-1 que iria substituir o C1. Em 2018, a fabricante do equipamento, a ArianeSpace alegou que iria atrasar a sua fabricação, motivando a segunda autorização de adiamento do lançamento , para outubro de 2020. A nova prorrogação, dessa vez motivada pela pandemia, foi confirmada hoje.

Postar um comentário

0 Comentários