Brasileiros poderão comprar no Paraguai por meio de retirada na fronteira – 16/09/2020

comercio2Bparaguaio

O chanceler Antonio Rivas anunciou que hoje será assinado um acordo para habilitar os centros logísticos de fronteira. As vendas serão feitas online e os compradores poderão retirar seus produtos em pontos localizados na fronteira com o Brasil. Afirmou ainda que a reabertura gradual das fronteiras ainda está em curso.

Hoje, às 14h30, será assinado o convênio de habilitação dos chamados centros logísticos de fronteira, com o objetivo de estabelecer patamares de compra entre o Paraguai e o Brasil, conforme confirma o chanceler Antonio Rivas. “Principalmente (será estabelecido) o que se refere a um valor sempre discutido no âmbito do Mercosul, que chega a US $500”, explicou.



Em outras palavras, o acordo firmado permite que os brasileiros façam compras online em negócios da fronteira com o Paraguai até US $500 sem impostos, valor limite estabelecido pelo Mercosul em acordos anteriores sobre turismo ou regime de bagagem.

Rivas explicou que os brasileiros poderão retirar seus produtos dos centros de logística que ficarão nas fronteiras. “Exceto pela parte argentina, da qual ainda estamos falando“, acrescentou.

Destacou que este processo começou há dois meses, mas só hoje se finalizou, pelo fato de que deveriam coordenar com diferentes organismos dos dois países o documento que permitirá a este mecanismo aliviar a crise do comércio fronteiriço.

Quanto ao sector informal, disse que dificilmente se adaptam às vendas online, mas que isso terá de ser analisado pelo Ministério da Indústria e Comércio, que deve gerir a localização dos seus produtos nos centros logísticos.

Por outro lado, o chanceler observou que este mecanismo não pode ser paralelo à reabertura “gradual, parcial e temporária” da fronteira entre Ciudad del Este e Foz de Iguaçu, cujo projeto foi anunciado ontem pelo ministro da Saúde, Julio Mazzoleni.

Nesse sentido, Rivas destacou que há muitas “expectativas”, mas ainda estão trabalhando no protocolo para refinar os detalhes.

Fonte: Jornal ABC

Deixe um comentário