Abertura gradual da Ponte da Amizade tem protocolo aprovado – 21/09/2020

 38027 ponte

O Poder Executivo do Paraguai anunciou nesta segunda-feira 21 que o presidente Mario Abdo Benítez, aprovou o protocolo de abertura da Ponte da Amizade para o turismo de compras, com o objetivo de reativar a economia de Ciudad del Este e todo o estado de Alto Paraná. Porém caberá os dirigentes de ambos os países definir a data para entrar em vigor o referido protocolo.



O chanceler nacional, Antonio Rivas, indicou que assim que os dois presidentes se comunicarem e chegarem a um acordo, será anunciada a data de inauguração da ponte. Ele anunciou que já está trabalhando no agendamento de uma reunião entre as duas autoridades para definir a data de abertura o mais rápido possível.

Nota realacionada: Brasileiros poderão comprar no Paraguai por meio de retirada na fronteira

Por sua vez, Ángeles Arriola, diretor da Direção-Geral de Migração, comentou que amanhã, terça-feira, eles irão a Ciudad del Este (CDE) para socializar os termos estabelecidos no protocolo para a abertura gradual das fronteiras.

O responsável pela Saúde, Julio Mazzoleni, referiu que o principal objetivo deste protocolo é restaurar o turismo de compras e a reativação económica da zona. Ele destacou que se realiza um trabalho interinstitucional com as Migrações e outros órgãos do governo, inclusive o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Ele ressaltou que seria buscada a retomada comercial, mas que seria necessária uma implementação rigorosa do protocolo para cada comércio na área.

Um protocolo semelhante será implementado em outras áreas fronteiriças e serão feitos trabalhos com as autoridades de cada localidade para estabelecer as condições, conforme detalhado pelo Diretor de Migração.

No que diz respeito às fronteiras com a Argentina, deve ser negociado com as autoridades argentinas, uma vez que o protocolo do Paraguai já foi estabelecido, afirmou.

“Essa reabertura ocorrerá quando ambos os presidentes seguirem linha em seus respectivos países. No nosso caso, um protocolo já foi estabelecido. Esse protocolo deve ser comunicado às autoridades brasileiras e conhecer o protocolo do lado brasileiro”, disse o chanceler Rivas.

Parte do que está estabelecido no protocolo é que os turistas terão acesso à rua da Prefeitura de Alto Paraná. “Seria beirando e cercando tudo isso”, observou. Ele comentou que lá em cima todos os compradores terão acesso. Além disso, serão estabelecidos controles nas saídas para Hernandarias e Presidente Franco, para reforçar a “cerca” comercial.

Amanhã, em reunião com o prefeito de Alto Paraná, o governador, as autoridades de saúde da região, além de membros das câmaras de comércio serão divulgados maiores detalhes do protocolo, anunciaram.

Na semana passada, o Diretor de Migração, deu detalhes do protocolo de abertura gradual e parcial da fronteira com o Brasil, através da Ponte da Amizade. Como observado haverá um cronograma provisório para compras: as pessoas podem entrar das 5h às 10h e ter até as 18h para sair.

Além disso, será controlado que os compradores não circulem de cidade em cidade e que se ficarem durante a noite, as migrações devem saber onde essas pessoas estão especificamente localizadas.

Fonte: ABC

Deixe um comentário