Com a chegada do 5G TV aberta Via Satélite pode migrar para Banda KU

A nova tecnologia de conectividade de smartphones 5G pode fazer com que a tecnologia de Banda C (antenas parabólicas teladas) seja substituída pela Banda KU caso não haja filtros que mitiguem a interferência causada por dispositivos usando a nova tecnologia.

Uma das principais causas do atraso do leilão do 5G é a interferência causada nas TVs via satélite Banda C. Para a adoção do 5G em 3,5 GHz, a Anatel prevê duas alternativas para o serviço de TVRO: mitigação ou migração. A mitigação prevê o uso de um filtro LNBF (bloco de conversão de baixo ruído) nas parabólicas que atenuaria interferências das torres e dispositivos móveis; já a migração envolve a adoção da banda Ku para o serviço de TV aberta via satélite.

Euler diz que a área técnica da Anatel ainda não se sentiu “confortável” com os filtros LNBFs apresentados. Alguns testes já foram realizados, mas os resultados não agradaram.

Morais aponta que as fabricantes têm apresentado protótipos baseado nos resultados apresentados pela agência, mas que deve seguir com a migração para a banda Ku caso não haja uma solução de mitigação até o leilão de frequências, que deve ocorrer no primeiro trimestre de 2021.



A migração da banda C para a banda KU é a solução mais cara

A banda C compreende a frequência de 3,7 GHz a 6,4 GHz. Cerca de 11 satélites brasileiros adotam a faixa, mas outros 26 estrangeiros também possuem autorização para atender o Brasil. Já a banda Ku usa a faixa de 10,7 GHz a 18 GHz. A migração seria complexa e onerosa, envolvendo mudanças de posições dos satélites e utilização de novas antenas parabólicas. Também seria necessário substituir receptores e LNBs dos cerca de 12,5 milhões de usuários.

Deixe um comentário