TV PAGA ENCERRA 2016 COM QUEDA DE 311 MIL ASSINANTES EM SUA BASE – 09/02/17

TV2BPaga
O mercado de TV paga voltou a apresentar uma nova queda de base
no mês de dezembro de 2016, segundo os últimos dados divulgados pela Anatel. Foram 70,8 mil assinantes a menos no mês de
dezembro em relação a novembro, encerrando o ano com uma base de 18,802 milhões
de assinantes. Em 2016, o mercado de TV paga perdeu 311 mil assinantes.
A empresa que teve a maior queda em dezembro, e que
com isso acabou puxando o mercado para baixo de maneira mais acentuada, foi a Claro TV. A operadora de DTH, que vinha desde junho
mantendo um certo crescimento, andou tudo para trás e em dezembro reportou
à agência 51 mil assinantes a menos, fechando o ano com 2,55 milhões de
clientes. A Net Serviços, operadora de cabo do mesmo grupo, cresceu 8,7 mil
assinantes em dezembro. Com isso, o grupo América Móvil fechou o ano com 9,946
milhões de assinantes (somando a base da Blue Interactive). No ano, o grupo
mexicano perdeu cerca de 50 mil assinantes em TV paga.
Sky fechou
dezembro com um pequeno ganho de base em relação a novembro: 1,7 mil clientes
novos, totalizando 5,25 milhões de clientes. Com isso, no ano, a operadora
fechou o ano com cerca de 195 mil assinantes a menos, a maior queda em números
absolutos.
Oi TV, que vinha
crescendo mês a mês, manteve o rito. A empresa adicionou 18 mil assinantes em
dezembro, totalizando 1,304 milhão de clientes. No ano, a Oi TV cresceu, em
números absolutos, 135 mil assinantes.

Vivo TV perdeu
74,6 mil clientes no ano, e fechou dezembro com 1,713 milhão de assinantes. Em
dezembro, a perda foi de 16 mil clientes. As pequenas operadoras
perderam no ano 74,4 mil clientes, totalizando em 2016, 588 mil assinantes
(incluindo os números da Algar).

Em 2016, a TV paga teve queda de 1,63%, menos 311.362 assinantes como
informamos acima. Os maiores crescimentos foram registrados no Piauí,
Sergipe e Pará e as maiores quedas em Pernambuco, Amapá e Rondônia.  No
último mês do ano a queda registrada no serviço foi de 82.819 clientes, menos
0,44%.

No ano passado a prestadora Oi liderou o
crescimento da TV paga com 11,61%, 135.630 assinantes. Em dezembro, obteve o
segundo lugar, com 1,41%, a liderança ficou com a prestadora Cabo, 1,44% de crescimento.

fibra ótica apresentou o principal crescimento
dentre as tecnologias para envio do sinal da tv paga em 2016, aumento de 29,47%
da base com mais 50.323 assinantes. Foi também a única tecnologia que
apresentou variação positiva entre novembro e dezembro, crescimento de 0,51%.


Créditos: Universo da TV
BROTHERS DO AZ


Deixe um comentário